Segundo dia da Mostra Luta tem filmes e debate em homenagem a João Zinclar

zinclar Natasha

A Mostra Luta começou ontem, dia 18, com casa cheia para a exibição do filme João Zinclar: a imagem militante, realizado pelo MIS-Campinas. O documentário é uma homenagem ao fotógrafo militante, que faleceu no início deste ano. O filme foi feito a partir de uma longa entrevista com ele sobre a sua vida como operário, hippie, sindicalista e fotógrafo dos movimentos sociais.  Depois da exibição, houve a intervenção de amigos e familiares, que contaram um pouco da experiência com João, lembrando o seu legado tanto na vida pessoal, como na história das lutas sociais.

A mostra prossegue hoje (dia 19) com a homenagem, através da exibição de mais dois filmes sobre João, a partir das 17 horas: Não faço fotografia, faço denúncia social, de Sônia Oliveira e Camarada João, presente! Agora e sempre!, do Coletivo de Comunicadores Sociais.  O primeiro mostra a experiência de João Zinclar no contato com jovens da rede pública, onde conta sua história. O segundo é uma homenagem à sua vida e memória.

Às 18 hs acontecerá a mesa de debates “Imagens militantes: João Zinclar presente!” com os  antigos companheiros, os  fotógrafos João Ripper e Jesus Carlos, o cartunista Bira Dantas e a historiadora Sonia Fardim. Ao fim haverá a visita à exposição “João Zinclar: a imagem militante” e um coquetel.

A Mostra Luta vai até o dia 27, com 40 filmes, debates, plenária popular, oficinas, teatro, música, exposição e mais.. Esperamos vocês!

Veja a programação completa- http://mostraluta.org/edicoes-anuais/6a-edicao-20-a-27-de-outubro-de-2013/material-de-divulgacao/

Saiba mais sobre a Mostra Luta- http://mostraluta.org/mostra-luta-trara-a-explosiva-imagem-das-ruas-e-homenagem-a-joao-zinclar/

Fotografia- Natasha Mota